sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Conselheiro do Fluminense bate de frente com a falta de ética!


Uma cena marcou o treinamento do Fluminense nesta quinta-feira. Antes do início da atividade, um conselheiro, que normalmente assiste aos treinos na arquibancada, se exaltou e começou a agredir verbalmente os profissionais de imprensa que estavam na tribuna para acompanhar o treinamento. Ele chegou a partir para cima de um jornalista que entrava no clube naquele momento e o ameaçou fisicamente. Os jogadores aplaudiram o "espetáculo" do gramado.

A revolta do torcedor era com a matéria publicada nesta quinta-feira pelo Diário LANCE!. Com o jornal na mão, o conselheiro reclamava do fato de o jornal ter subido no Pão de Açúcar para fotografar a atividade secreta comandada pelo técnico Abel Braga na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na Urca.

Sem poder contar com Fred e Rafael Moura, suspensos, Abelão preferiu fazer um treino fechado, o primeiro do ano, para não dar pistas ao Atlético-MG, adversário do próximo sábado, às 18h (de Brasília), no Engenhão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

- Mídia fedorenta! Vocês fedem! Se eu sou presidente desse clube, vocês iam cobrir o Fluminense na p.q.p! Não precisamos de vocês! Jornalistas de m. Imprensa flamenguista! Quebro você em cinco pedaços - brandava o conselheiro, que momentos antes comentava a derrota rubro-negra para a Universidad do Chile, para o jornalista.

Diante da gritaria, os jogadores pararam o aquecimento e olharam para as arquibancadas. Em seguida, começaram a bater palmas. No centro das atenções, o conselheiro começou a balançar o jornal na direção do gramado.

- Você viu o que eles fizeram, Abel? - disse ele.

- Já vi. E também não gostei - respondeu o treinador, que não chegou a bater palmas, mas também riu do lamentável episódio.

Até o meio do ano, os profissionais da imprensa acompanhavam os treinamentos nas Laranjeiras em uma área perto do estacionamento dos jogadores sem quase nenhum contato com torcedores. Para dar mais privacidade aos atletas, porém, os jornalistas foram transferidos para a antiga tribuna de imprensa do Estádio Manoel Schwartz, no meio da arquibancada, entre os sócios do clube.

Fonte: Globoesporte.com

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Quer ver a matéria que enfureceu os tricolores? Clique aqui!

E o vídeo da revolta? Clique aqui!

Este episódio abre uma discussão que não é velha. Quais são os limites do jornalismo?

O que é de interesse público e o que é invasão de privacidade? Até onde vale apena ir para obter sucesso? Devemos atropelar a ética e os bons costumes para conseguir a capa nos jornais?

Conheço vários jornalistas formados e extremamente profissionais... mas a outra parecela é tão podre, tendenciosa e manipuladora, que me faz pensar se foi por causa de coisas assim que o diploma para jornalista se tornou obsoleto.

Estou do lado do conselheiro. 

O treino era secreto e fechado a mídia, por que filmar escondido? Quais são as verdadeiras intenções do LANCE! nesta reta final do campeonato brasileiro? Quem iria ganhar com isso?

Como já dizia uma colega minha de jornalismo...

 "Desconfie! Questione! Vocês estão sendo manipulados a todo momento!"

Nenhum comentário: