quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

João Havelange irá concorrer ao Nobel da Paz!


Paralelamente à implicação como suposto protagonista do caso ISL, em que altos dirigentes da Fifa receberam propina da empresa de marketing esportivo em questão, o veterano João Havelange será indicado ao prêmio Nobel da Paz deste ano, em iniciativa da Academia Brasileira de Filosofia (ABF).

Credenciada oficialmente pela Fundação Nobel para sugerir nomes do país na disputa de literatura, a ABF prepara a indicação de Havelange [exceção aceita pelo instituto], apoiada no argumento de que o dirigente que completa 96 anos em 2012 promoveu a paz através da difusão do futebol como negócio gerador de empregos e justiça social.

No entanto, os mentores da ideia veem o trâmite do escândalo ISL na Suíça e a recente renúncia do brasileiro como membro do Comitê Olímpico Internacional (antecipando-se a uma possível expulsão) como um jogo político ligado à sucessão de Joseph Blatter na Fifa em 2014 e um consequente obstáculo na candidatura.

Presidente da academia abrigada no Rio de Janeiro, João Ricardo Moderno já preparou a carta oficial destinada ao braço norueguês da Fundação Nobel, responsável por organizar o prêmio da Paz. A indicação brasileira será encaminhada já nos próximos dias, antes do prazo limite para inscrições, que expira em 1º de fevereiro.

“A ABF vai encaminhar o dossiê até o final da semana. Somos credenciados para indicar nomes do país para o Nobel de literatura, vamos indicar o Carlos Nejar [poeta gaúcho, membro da Academia Brasileira de Letras]. Mas também podemos apresentar indicações para outros prêmios”, afirma Moderno.

O João Havelange fez muito mais pela paz mundial do que outros ex-laureados. Fez mais do que Obama e Yasser Arafat [líder palestino morto em 2004], por exemplo. Parou a guerra Irã-Iraque [nos anos 80] para a realização de jogos. Não deixou que questões raciais, ideológicas e militares influenciassem no esporte e ainda acabou com o racismo no futebol, integrando África, Ásia e o mundo árabe à Fifa, unindo o mundo”, argumenta o presidente da Academia Brasileira de Filosofia.

Na carta endereçada ao comitê norueguês da Fundação Nobel, João Ricardo Moderno discorre sobre o legado Havelange na presidência da Fifa, entre 1974 e 1998, em argumento que a administração do brasileiro gerou mais de 250 milhões de empregos diretos no universo do futebol, em várias esferas. “Renda é paz social, emprego é paz social”, destaca. Se não for aprovada para 2012, a indicação fica na fila para os anos seguintes.

A ideia da indicação ao Nobel da Paz surgiu em 2010, quando João Havelange foi nomeado doutor honoris causa da Academia Brasileira de Filosofia.

Fonte: UOL

x-x-x-x-x-x-x-x

Se isso realmente acontecer vai ser uma das milhares de provas que nada é levado a sério.

Justiça social ou lavagem cerebral?

Um prêmio tão importante está prestes a virar chacota mundial.

Eu sou brasileiro com muito orgulho!

Mas...


... notícias como estas me fazem morrer de vergonha!

P.S: Por que eu aubda tento dar credibilidade aos "filosofos" brasileiros? Sócrates deve estar se remoendo e Platão rolando de rir...

2 comentários:

Zabumbeiro de Zona disse...

Meu Deus!
Eu morro e não vejo tudo...

Que Absurdo!

Por que não criam o Prêmio Nobel de Sacanagem para entregar aos dirigentes da CBF, FIFA, UEFA e afins?

01001000 disse...

Em breve eu aposto que irão nomear Bruna Surfistinha para Nobel da Paz pois, devido a suas incansáveis práticas sexuais, conseguiu apaziguar a mente dos homens mais cruéis, trazendo conforto e harmonia.